Textos da Iniciação Científica


Conheça aqui o resultado do trabalho de iniciação científica em antropologia realizado por alunos da graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ no contexto das pesquisas da Profa. Maria Laura Cavalcanti.

Os estudos da família na Revista Sociologia: a tradição dos “Estudos de Comunidade”

Bárbara de Souza Fontes. 07/2009.

Artigos sobre a família, publicados na Revista Sociologia e escritos por autores da tradição dos chamados estudos de comunidade são examinados em um diálogo com a antropologia contemporânea.

Taieira e Mineiro-Pau: as danças como espelhos da vida social

Luciana de Araújo Aguiar. 07/2009.

O texto examina duas danças brasileiras tradicionais - o Mineiro-Pau (Nova Friburgo/RJ) e a Taieira (Laranjeiras/SE) - como performances rituais.

Folclore e cultura brasileira na obra de Maria Isaura Pereira de Queiroz

Marina Mafra. 08/2008.

Os trabalhos sobre folclore e manifestações culturais de Maria Isaura Pereira de Queiroz são o foco da análise aqui apresentada.

Oracy Nogueira e Erving Goffman: a sociologia da experiência da internação

Danilo Mariano Pereira. 07/2009.

A abordagem da experiência da internação em instituições totais empreendida por Oracy Nogueira, em Vozes de Campos do Jordão (1950), é aqui comparada àquela desenvolvida por Erving Goffman, em Manicômios, prisões e conventos ([1961]1999).

O Congresso de Folclore e o São João em São Luís do Maranhão

Cecília de Mendonça e Suiá Omim Arruda de Castro Chaves. 12/2002.

Relato de viagem sobre a experiência das autoras de participação no 10° Congresso Brasileiro de Folclore e observação de campo dos folguedos juninos em São Luís do Maranhão em Junho de 2002.

A Pura Cadência da Tijuca. Estudo da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca

Paulo Cordeiro Neto. 12/2002.

O artigo examina a formação e a vivência da bateria da escola como uma forma de organização social e simbólica no contexto do desfile das escolas de samba no carnaval carioca.

O folclore nordestino e a busca do Brasil em Mário de Andrade

Cecília de Mendonça. 03/ 2003.

Esta pesquisa examina a construção de uma identidade brasileira nas obras de Mário de Andrade sobre o folclore, detendo-se especialmente no lugar ocupado pelo folclore nordestino em sua busca de Brasil.

O Maracatu rural em Pernambuco

Suiá Arruda Omim. 07/2004.

O trabalho examina o universo dos Maracatus de Baque Solto a partir de uma experiência etnográfica com um Maracatu da cidade de Condado, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Samba Rural Paulista e a Festa De Bom Jesus de Pirapora: Mário de Andrade, Mário Wagner Vieira da Cunha e a Pesquisa Folclórica

Cecília Mendonça. 12/2004.

O artigo focaliza a pesquisa de Mário de Andrade sobre o samba rural paulista, e o texto de Mário Wagner Vieira da Cunha sobre a festa de Bom Jesus de Pirapora.

"Recordar é Viver?": A Autenticidade Nas Re-edições de Sambas e Enredos de Carnavais Passados.

Paulo Cordeiro Neto. 03/ 2005.

Análise sobre a reedição de enredos e sambas no carnaval de 2004, com foco nas razões por essa opção e na busca pela forma “autêntica” que permeia o desfile.

"Quase brancos ou quase pretos": a noção de cor na obra de Oracy Nogueira

Suzana Mattos. 03/2005

Análise da categoria "cor" na pesquisa realizada por Oracy Nogueira na cidade de Itapetininga na década de 1950, destacando o período de formação das ciências sociais no Brasil e a área de estudos sobre relações raciais.

Amadeu Amaral e os estudos de folclore no Brasil

Rita Neves de Toledo. 12/ 2005.

Exame da obra de Amadeu Amaral (1875-1929), situando-a no campo mais amplo dos estudos de folclore, comparando também algumas de suas idéias e concepções teóricas com aquelas do pesquisador e folclorista Arnold Van Gennep.

Cidade do Samba: Transformações no carnaval Carioca

Ricardo José de Oliveira Barbieri. 03/2006.

Análise sobre a criação da Cidade do Samba no Rio de Janeiro, que abriga os galpões de confecção dos carros alegóricos das escolas de samba do grupo especial, e de seu impacto na organização social do carnaval carioca.