Currículo


Apresentacao


Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti é professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).IFCS/UFRJ. É Autora de Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile (Ed UFRJ, 2006, 3 ed.); O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval (Civilização Brasileira, 1999); e O mundo Invisível: cosmologia, sistema ritual e noção da pessoa no espiritismo (Zahar Eds. 1983). Participa da coordenação do Laboratório de Análise Simbólica e coordena o Núcleo de Estudos Ritual, etnografia e sociabilidades urbanas. Suas atuais pesquisas são “Simbolismo e análise cultural: um estudo comparativo de rituais populares” e “Fundo Oracy Nogueira: um capítulo das ciências sociais no Brasil (1940-1960).


Bio: Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti is associate professor of anthropology at the Cultural Anthropology Department and the Graduate Program in Sociology and Anthropology of the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil.  She is the author of O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval (Civilização Brasileira, 1999); Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile (Editora UFRJ, 1994) and O mundo Invisível: cosmologia, sistema ritual e noção da pessoa no espiritismo (Zahar Eds. 1983).


E-mail: contato@lauracavalcanti.com.br

Currículo Lattes - CNPq: clique aqui para visualizar

Curriculo resumido


Principais Publicacoes


Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile

(3ª ed. Revista e ampliada. Ed UFRJ, 2006)


Analisa a confecção de um desfile carnavalesco rumo ao desfecho espetacular e festivo na passarela, revelando suas dimensões estéticas e as relações cooperativas e conflitivas entre seus atores. Agregando aspectos mercadológicos a dimensões comunitárias, o desfile das escolas de samba emerge como um ritual urbano e contemporâneo, revelador de tensões e articulações sociais na cidade do Rio de Janeiro.

O rito e o tempo. Ensaios sobre o carnaval

(Civilização Brasileira, 1999)


O livro reúne 5 artigos sobre o carnaval carioca escritos pela autora entre 1984 e 1997.  “Barracão de escola, barracão de ala”; “A temática racial no carnaval carioca ou O carnavalesco como mediador cultural”; “As alegorias carnavalescas: uma arte coletiva”;
“O mecenato do jogo do bicho no carnaval” e “O rito e o tempo: a evolução do carnaval carioca”.


O Mundo Invisível. Cosmologia, sistema ritual e noção da pessoa no Espiritismo

(E. Zahar, 1983)


Enfoca essa religião das camadas médias urbanas como produtora de experiências e valores próprios. Discute os significados do estudo, da caridade e da mediunidade, analisando as noções chaves da cosmologia espírita – evolução, carma e reencarnação. Busca compreender a dinâmica de relacionamento entre os homens e os espíritos a partir da discussão da noção da pessoa nessa religião.

O que é o Espíritismo. Segunda visão

(Col. Primeiros Passos. Ed. Brasiliense, 1984)


Propõe uma visão antropológica e relativizadora do Espiritismo que, ao invés de questionar sua verdade ou falsidade, busca compreender suas representações e práticas características.